Camaçari: 14ª edição do Sesau Mais Perto de Você acontece em Jauá no sábado

A 14ª edição do Sesau Mais Perto de Você chega a Jauá neste sábado (14), com ênfase nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Das 8h às 13h, equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) estarão desenvolvendo várias ações de promoção à saúde em frente ao Condomínio Praia de Jauá.

Entre as práticas estão terapia comunitária, auriculoterapia, musicoterapia, acupuntura, arteterapia, fitoterapia, meditação, Lian Gong, Shiatsu, Reiki e Yoga. As atividades são indicadas para todas as pessoas, independente de idade.

As práticas integrativas e complementares em saúde são um conjunto de técnicas corporais não invasivas, que podem incluir práticas físicas e de relaxamento, voltadas à promoção da saúde do corpo e da mente, tornando-se uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo o país e presente nas Unidades de Saúde de Camaçari.

As PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde que vão além de medicamentos. O que move as pessoas envolvidas no projeto é, antes de tudo, o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros de forma humanizada.

“Dessa vez a nossa ênfase será exclusivamente em ações de promoção à saúde. Precisamos alertar as pessoas para necessidade de praticar atividades físicas e alternativas que promovem a saúde através de técnicas não invasivas diferentemente dos medicamentos, procedimentos cirúrgicos e alguns tipos de exames”, explicou o secretário de Saúde, Elias Natan.

Desde sua primeira edição, o Sesau Mais Perto de Você já passou por 19 localidades da sede, orla e zona rural atendendo mais de 23 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari – Foto: Ascom/PMC