Camaçari: Ciei Verdes Horizontes requalificado é recebido com alegria pela comunidade

A comunidade escolar do Verdes Horizontes está em festa. Isso porque alunos, pais, educadores e servidores não docentes receberam nesta terça-feira (29), durante solenidade formal, o Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) totalmente requalificado. O ato foi marcado por discursos de autoridades, além de apresentação dos pequenos que estudam na unidade.

O prefeito Elinaldo Araújo falou da satisfação em oferecer uma estrutura mais adequada para as crianças que terão motivos a mais para virem à escola. “Com um espaço estruturado, os pais se sentem mais seguros em deixarem seus filhos e seguirem para cuidar de suas responsabilidades diárias”, disse ao lembrar que 85% das escolas da cidade já foram requalificadas.

Na ocasião o gestor do município ressaltou a importância de diversas obras que estão em andamento na cidade, como a construção da nova alça do Viaduto do Trabalhador, que vai melhorar significativamente a mobilidade urbana da região, bem como de tantas outras que estão prevista para ocorrer ainda este ano, como a construção e requalificação das três praças localizadas no bairro Verdes Horizontes, além da pavimentação de diversas ruas na própria comunidade, tudo com o propósito de proporcionar mais qualidade de vida dos moradores da localidade.

Neurilene Martins, secretária de Educação, pontuou que o Ciei é um espaço pensado e dedicado para as crianças, e ressaltou a importância de garantir a elas o acesso desde cedo à educação. “Isso contribui para a socialização e o pleno desenvolvimento dos pequenos. Nós sabemos que nossos meninos e meninas vêm para a escola aprender, mas a nossa gestão se preocupa em garantir mais do que professores capacitados e uma boa estrutura, nós proporcionamos uma alimentação adequada, o fardamento completo e todo o material escolar necessário para que tenham um processo de ensino aprendizagem satisfatório”, explicou a secretária ao complementar: “tudo isso tem o propósito de dar dignidades às famílias de Camaçari”, finalizou.

Taynara Cavalcante, moradora do bairro há oito anos, tem uma relação direta com o Ciei Verdes Horizontes. Mãe de dois filhos, Jonatas, 7 anos, e Tauane, 4, ela fala com orgulho da relação com a unidade. “Meu primeiro filho estudou aqui e atualmente a minha segunda também faz parte dessa escola. Vi as melhorias acontecendo a partir da chegada da atual gestora, que faz questão de manter uma relação próxima dos pais. O mesmo acontece com os professores. A partir daí tudo foi melhorando cada vez mais. Comemorei o início das obras e hoje venho celebrar com todos a entrega dessa obra que trouxe mais conforto e segurança pros meus filhos e pros filhos de quem vive e mora aqui”, disse ao falar orgulhosa que a sua filha já está aprendendo a escrever o próprio nome.

A gestora do Ciei, Arithan Silva, destacou as importantes mudanças do Centro após a obra. “Agora nossas crianças contam com espaços adequados para brincar, fazer suas refeições e até uma área de lazer para tomar um banho durante o período de verão. A cozinha está linda, o que motiva as nossas merendeiras a produzirem merendas ainda mais saborosas e criativas. O mesmo se aplica aos demais colaboradores, que passam a atuar em uma estrutura mais organizada”, concluiu.

As melhorias beneficiam diretamente 240 crianças na faixa de 3 a 5 anos que se dividem entre os turnos matutino e vespertino. O espaço recebeu pintura geral, revisões elétrica, hidráulica, de esgotamento sanitário, do forro e de esquadrias. O piso de alta resistência do centro foi trocado, e nos banheiros foram substituídos os revestimentos cerâmicos.

A grande novidade ficou por conta da implantação de uma área com chuveiros para momentos de lazer das crianças. Além de revitalizada, a cozinha ganhou novo espaço, muito mais amplo que o anterior e mais adequado para o trabalho das merendeiras. A área coberta utilizada para atividades e brincadeiras externas com os pequenos teve os revestimentos trocados e a cobertura pintada.

Foram feitas ainda adequações da despensa, refeitório, sanitários infantis e de funcionários, casa de gás e de lixo, bem como de itens de acessibilidade. Durante as obras foi executada também a recuperação e limpeza das calhas pluviais, instalação de peitoris em granito, piso tátil, de novos portões de acesso, grades de proteção, novo bebedouro em granito, e de toldos. As paredes receberam revestimento cerâmico até 1,60 metro de altura e a calçada foi pavimentada, recebendo itens de acessibilidade.

As intervenções integram uma série de ações de melhorias das unidades escolares do município e visam proporcionar mais conforto e segurança para os estudantes da rede. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, além de vereadores e membros da comunidade.

 

Fonte: Prefeitura de Camaçari – Assessoria de Comunicação – Foto: Tiago Pacheco