Camaçari: Escolas promovem cultura da paz em desfile

Exploração infantil, preservação à natureza, direitos das crianças, diversidade, respeito e combate à violência. Questões como estas foram abordados por cerca de 1.800 estudantes de 16 escolas que participaram do último desfile em homenagem aos 261 anos de Camaçari, com o tema central #CAMACARICULTURADAPAZ. O evento foi realizado no sábado (28), na avenida que leva no nome a data do aniversário, 28 de Setembro, antiga Radial A.

Fantasiada de índia para retratar um pouco da história de Camaçari, a estudante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que abordou A inclusão é o Caminho da Paz, Ariane Santos Costa, 7 anos, falou sobre a emoção de participar do desfile. “É bom demais! Amei!”, exclamou muito alegre.

A professora do fundamental I da Escola Normal de Camaçari, Norma Ramos, falou sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula como preparação para o desfile. “Estamos aqui com a cavalaria, mostrando a cultura de Camaçari. Acho importante falar com os alunos sobre o lugar que vivem”.

Ainda animaram o público e promoveram uma reflexão para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e diversa, as escolas municipais: Professor Luís Rogerio de Souza, Edivaldo Machado Boaventura, Estadual Engenheiro Ruy Bacelar, APAE, Helena Celestino de Magalhães, Luis Pereira Costa, Professor José Alan Ribeiro Paz, Parque Florestal, Cleusa Maria de Carvalho Moreira, São Tomaz de Cantuária, Professora Laurita Souza Ribeiro, além dos centros educacionais Paulo Freire, Maria Quitéria e Ilay Garcia Ellery e o Centro de Educação Municipal de Camaçari.

A participação das escolas no desfile foi organizada pela Secretaria de Educação (Seduc), que também foi para rua apresentando para a população o Mais e Melhor Educação e os programas executados.

 

Fonte: Prefeitura de Camaçari – Assessoria de Comunicação – Foto: Divulgação