Camaçari: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania encerra o ano com saldo positivo

Positivo, esse é o saldo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), para este ano de 2019. O início da gestão foi pautado pela visita as unidades do social e ao contato direto com o servidor com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e facilitar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

Passada a etapa de levantamento das demandas, foram iniciadas ações de revitalização e reestruturação de algumas unidades como, melhoria e novas estruturas em quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Burissatuba, Verdes Horizontes, Vila de Abrantes e Nova Vitória, além do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Uma importante iniciativa da Sedes que marca bem o ano é o programa Mão Amiga, que desde seu lançamento, beneficiou mais de 19 mil pessoas com a concessão de forma eventual de oito benefícios: cesta básica, vale gás, kit enxoval, colchão e cobertor, auxílio-funeral, passagem, auxilio aluguel e documentação. A iniciativa é de grande relevância e permite às famílias em situação de vulnerabilidade social temporária custear as necessidades básicas.

Preocupada em atender as famílias em vulnerabilidade social, a gestão implantou esse ano o Bolsa Social, programa municipal de transferência de renda que visa promover mais dignidade à população carente da cidade. A iniciativa é o maior programa social da história do município.

Camaçari atualmente conta com sete unidades do Cras, e pelos locais foram atendidas, somente este ano, mais de 35 mil famílias, sendo parte desse público, acompanhado regularmente por técnicos que atuam nos centros. Já no Bolsa Família, programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, contemplou 28.256 famílias .

De acordo com a gestora da pasta, Andréa Montenegro, esse é o resultado de um trabalho de equipe. “Desde que assumi a secretaria em janeiro deste ano, tenho contado com o grande apoio de uma equipe que gosta do que faz. Logo de início me reuni com todos os setores e falei sobre o meu fluxo de trabalho. Fiz questão de reforçar que o atendimento à população de Camaçari teria quer ser 100% humanizado, e assim tem sido. Com a autorização do prefeito Elinaldo, pude dar melhores condições de trabalho para o servidor, por entender que isso reflete na ponta. Tenho uma excelente equipe, e os intitulei de ‘Os Incansáveis’. Estamos diariamente nos quatro cantos da cidade, de porta em porta, , visitando as famílias e cuidando de quem mais precisa, fazendo com que os serviços socioassistenciais cheguem de forma humanizada”, salientou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari – Foto: Ascom/PMC