Camaçari: Servidores participam de capacitação sobre obras e serviços de engenharia

Atualmente, o município passa por uma série de obras públicas importantíssimas que estão transformando a cara da cidade. Nessa perspectiva, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Governo (Segov), promove o curso de capacitação sobre “Obras e serviços de engenharia”. A iniciativa acontece nesta segunda e terça-feira (7 e 8), na sala de eventos do Hotel Plaza. A intenção é aprimorar os conhecimentos dos servidores municipais ligados às pastas que lidam direta ou indiretamente com a execução dos procedimentos. 

Realizada em parceira com a empresa TreineCap, a capacitação foi ministrada pelo auditor, engenheiro, advogado e autor de livros na área de licitações e de governança pública, Claudio Sarian Altounian. Desenvolvida na modalidade In Company (tipo de treinamento voltado para atender as necessidades específicas de uma organização), o curso está no terceiro módulo, dos sete que serão ofertados. 

De acordo com o secretário de Governo, José Gama Neves, “a oferta dessas capacitações é um desejo da gestão de trilhar na busca da melhoria na qualidade dos serviços, visando ter nos servidores o auxílio necessário na linha de condução das tarefas para obter cada vez mais resultados eficientes”, destacou o titular da pasta.

O palestrante Claudio Altounian, falou que ao final do curso os servidores irão entender todas as etapas de uma obra pública, desde o momento do planejamento, seguindo pela licitação, até a execução do contrato. “O que a gente traz são as boas práticas de execução de obras, que já foram validadas pelos Tribunais de Contas, além de orientar cada um sobre o caminho seguro, de como planejar, executar e receber uma obra em qualidade, prazo e custo de acordo com os parâmetros de mercado.” Ele aproveitou para parabenizar a prefeitura pela iniciativa de treinar adequadamente os servidores que irão lidar com os processos.

O primeiro módulo ofertado, realizado em agosto, foi ministrado pelo ex-presidente e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamim Zymler, tratou sobre Questões fundamentais sobre licitações, compras e contratação direta anteriormente. O segundo, realizado em setembro, tratou sobre Licitação passo a passo, e foi ministrado pelo administrador e especialista da área de licitações, Railson Pinho, e pela especialista em Direito Público Municipal, em Licitações e Contratos, Marla Oliveira.

Segundo a diretora da TreineCap, Daniela Usêda, a parceria com a prefeitura visa capacitar os servidores, das diversas secretarias municipais, para exercer de forma correta as suas funções, minimizando os erros que ocorrem por falta de conhecimento. Ainda segundo ela, ao final de cada módulo ofertado o servidor terá direito a certificação. Cada curso tem 16 horas de carga horária e é destinado a até 60 servidores, que, posteriormente, se tornaram multiplicadores nos setores correspondentes. 

Para o servidor da Secretaria da Administração, Ricardo Santos Santana, 26 anos, que atua na Comissão de Licitação, a necessidade de ampliar e agregar conhecimentos foi um dos fatores predominantes para participar do curso. “O município tem obra para todo lado. Então, precisamos nos qualificar para poder tocar nosso trabalho com êxito”, destacou.

Dando continuidade à capacitação, os cursos seguem acontecendo um a cada mês até fevereiro. Ainda serão oferecidos módulos, com temas sobre: Termo de referência; Contratos administrativos; Tratamento diferenciado e favorecido concedido às ME e pequeno porte; e Auditoria e responsabilização.

 

 

Fonte: Prefeitura de Camaçari – Assessoria de Comunicação – Fotos: Kelvi Lima