Desafios do deputado federal Paulo Azi na presidência do Democratas – Maurílio Fontes

Ao assumir a presidência estadual do Democratas, o deputado federal Paulo Azi terá grandes desafios à frente: trabalhar na organização partidária visando as eleições municipais de 2020, renovar os quadros da legenda ao longo do tempo, continuar prestigiando as lideranças importantes com atuação no interior e coordenar o pleito eleitoral do próximo ano, respeitando as características de cada região (ou cidade) e o modo de fazer política dos futuros candidatos. 

Tarefas que exigirão correta dosimetria nas decisões, capacidade de diálogo, visão conjuntural da política baiana e habilidade para construir alianças locais, sempre difíceis e complexas por conta dos interesses pertinentes às disputas municipais entre os partidos aliados, que são naturais e previsíveis.

A política é espaço de constantes embates, principalmente quando estão em disputas as cadeiras dos executivos municipais e das câmaras de vereadores. 

Paulo Azi assume o DEM em momento de prestígio político em seu segundo mandado na Câmara dos Deputados, com acesso aos presidentes das duas casas legislativas (Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre) e maior capacidade, pela experiência anterior em Brasília, de resolutividade das demandas apresentadas por aqueles que representa no parlamento.

Além dos mais, o demista é subcoordenador da bancada baiana na Câmara dos Deputados, função que lhe confere condições de atuar em defesa dos interesses do estado, para além das questões partidárias, com foco nas legítimas demandas da Bahia. 

Outro fator, cuja relevância é significativa, está vinculado ao trabalho realizado pelo prefeito ACM Neto na Prefeitura de Salvador, que em larga medida deverá ser exemplo para os futuros candidatos do partido e de legendas aliadas, obviamente com as condicionantes locais, mas colocando como meta prioritária o equilíbrio fiscal, base sobre a qual se assentarão todas as ações administrativas do quadriênio 2021/2024. 

No exercício do quinto mandato eletivo, o deputado federal Paulo Azi se tornou um dos principais nomes da política baiana e em Brasília é reconhecido como articulador competente, com foco em resultados, e incansável na luta para vencer as etapas da burocracia estatal, sempre desafiadoras.

Vivendo seu melhor momento na política, o deputado federal Paulo Azi é o nome talhado para assumir a direção do Democratas e construir o futuro do partido nos próximos anos. 

 

Maurílio Fontes é editor do Bahia Hoje News, consultor político e especialista em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública