Google News Initiative lança novo programa de apoio à imprensa

Para auxiliar empresas de mídia a se desenvolverem no meio digital, o Google News Initiative (GNI) lançou, na última quinta-feira (17), mais uma ação.

O Programa de Crescimento Digital é gratuito e online, disponível em 10 idiomas, para vários países. Para participar, a empresa ou jornalista deve fazer o cadastro no site até o início de outubro.

De acordo com a gerente de Estratégia e Relações com a Indústria do Google, Erica Noda, o objetivo é que os conteúdos capacitem profissionais a utilizarem todas as possibilidades do Google para a produção, apuração e divulgação dos conteúdos.

“A nossa ideia é prover recursos seja por meio de ferramenta ou de conteúdo via playbook ou de exercícios para que as organizações de mídia e os jornalistas possam fazer a transição de modo mais simples para um universo digital. Isso, a gente sabe não é algo que acontece da noite para o dia, muitas vezes é um processo que leva mais tempo e é parte de um aprendizado”, explica.

Para o desenvolvimento do projeto, o Google News Initiative utilizou as lições de programas lançados anteriormente e contou com a colaboração de especialistas da área. Alguns deles são: FT Strategies, FTI Consulting e Mather Economics, além de associações de notícias, incluindo INMA, Local Media Association e WAN-IFRA.

Para Erica, o projeto pode ser considerado um passo seguinte ao que a empresa fez até o momento. “De certa forma, é uma progressão do que fizemos nos últimos dois anos. Queremos tornar esses conteúdos e série de aprendizados que tivemos nesse período acessível a qualquer usuário e disponível de forma online”, afirma.

Desde 2018, o Google News Initiative cria ações globais de apoio à mídia e cursos online para jornalistas. A ação mais recente foi lançada em junho, com o objetivo de promover o licenciamento de conteúdos a veículos do Brasil, Alemanha e Austrália. Entre os sites de notícias brasileiros participantes estão: Estado de Minas, A Gazeta, Correio Braziliense e UOL.

Para o desenvolvimento do projeto, o Google News Initiative utilizou as lições de programas lançados anteriormente e contou com a colaboração de especialistas da área. Alguns deles são: FT Strategies, FTI Consulting e Mather Economics, além de associações de notícias, incluindo INMA, Local Media Association e WAN-IFRA.

 

Fonte: Comunique-se Portal