ISSM é o único RPPS baiano apto à utilização de Sistema da Secretaria de Previdência

O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) é o único Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Bahia apto à utilização de um sistema que permite o cruzamento de dados dos regimes próprios com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o Sistema de Informações Gerenciais (SIG) dos RPPS.

O sistema será mais uma ferramenta para a melhoria da consistência e da amplitude da base cadastral utilizada nas avaliações atuariais dos regimes próprios. A ferramenta permitirá, também, a geração de relatórios para a verificação, por exemplo, da concessão de benefícios indevidos e da identificação dos registros de óbito de beneficiários.

Na última sexta-feira (7), foi dado mais um passo para a efetiva utilização do sistema, por meio do treinamento, que começou no dia 5 de junho, ministrado pelo assistente da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Economia, Ramon Augusto Leal, realizado em Camaçari, a pedido do ISSM.

“Atualmente, Camaçari é o único município da Bahia apto a realizar o cruzamento de dados no sistema SIG. A base do município já está online, pronta para ser alimentada”, indica Ramon, ressaltando a ação como uma boa prática adotada pelo ISSM.

Para a analista de Tecnologia da Informação do ISSM, Liana Dória, os próximos passos para a efetiva utilização dos sistemas no ISSM é o carregamento e validação das informações e disponibilização para uso. “A partir do uso destas tecnologias, os servidores do Instituto terão um aumento de produtividade em suas rotinas de trabalho”, analisa.

Além do SIG, foram apresentados durante o treinamento o Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev) e o Sistema de Gestão de Consultas e Normas (Gescon), que vão disponibilizar diversas funcionalidades como emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), realização de Censo Previdenciário e simulação de aposentadorias.

“Antes deste treinamento nós não tínhamos acesso nenhum ao Siprev, então achei o convite do ISSM maravilhoso”, conta a assessora do Instituto de Previdência Municipal de São Francisco do Conde, Zélia dos Santos. “A partir do momento que o sistema é preenchido no órgão empregatício, os dados já estarão disponíveis para a Previdência”, pontua.

Para a analista de RH da Câmara Municipal de Camaçari, Mayana Barreto, é essencial que os servidores entendam a importância do sistema. “Com o Siprev vai ser possível uniformizar as informações e facilitar o trabalho de quem atua com estes dados”.

A analista que atua no RH da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, Patrícia Soares, concorda. “Vamos uniformizar ainda mais os dados dos servidores, evitando divergências e facilitando a rotina administrativa, além de trazer mais segurança para as informações”, avalia, ressaltando a importância da qualificação dos servidores municipais.

Ao todo, foram certificados 21 servidores, que atuarão como multiplicadores, de diversos órgãos de Camaçari, como ISSM, Secretaria da Administração (Secad), Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), Câmara Municipal de Camaçari e dos RPPS dos municípios de Salvador, São Francisco do Conde e Jequié.

“A ideia é fortalecer a parceria entre os RPPS e Camaçari se coloca à disposição para ajudar”, afirma o diretor administrativo e financeiro do ISSM, Ernani Sena, convidando os presentes a participarem de um novo treinamento previsto para julho. “Além da certificação, este momento é importante para conhecer a pessoa responsável pelo apoio aos RPPS na implementação desses sistemas”, conclui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari