O que é o TikTok, o 3º app mais baixado do mundo

Sucesso entre as mais diversas faixas etárias, o aplicativo de vídeo curtos TikTok entrou para a lista da consultoria SensorTower dos mais baixados, mundialmente, no primeiro trimestre de 2019. Com mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo globo terrestre, o aplicativo é uma das redes sociais mais utilizadas dos dois últimos anos.

Desenvolvido pela empresa de tecnologia chinesa Bytedance, o aplicativo ganhou popularidade após ter sido combinado com o antigo Musica.ly, que a companhia adquiriu em 2018. Após a fusão, o TikTok passou a ter a função de gravar vídeos de 15 segundos, assim como acontece no Instagram Stories. A diferença mais notável entre as duas versões é que, no Musica.ly, o foco dos vídeos era dublagem sincronizada de músicas e, no TikTok, o usuários podem gravar tanto vídeos de humor como realizar dublagens.

Apesar de a empresa afirmar, em entrevista a EXAME, que não existe um foco em um público específico, a maior concentração de usuários está entre o público jovem e adolescente. A possível razão para isso é que a rede social se assemelha ao Snapchat, usado por usuários com idades entre 18 e 34 anos – segundo dados da consultoria eMarketer.

Palco para os produtores de conteúdo amadores e adolescentes criativos, o aplicativo se popularizou no Brasil após os vídeos terem se tornado virais em redes como Twitter e Facebook.

Considerada uma nova “fábrica” de memes, a rede social é atrativa para seus usuários por permitir uma resposta instantânea aos vídeos, além de exibir uma página inicial que revela o que está em alta de maneira geral, sem o uso de um algoritmo específico para cada usuário. Apenas um algoritmo faz essa seleção de relevância para todos.

No entanto, nem toda a trajetória do aplicativo foi positiva. Em abril deste ano, o TikTok foi banido temporariamente da Índia com a justificativa de ser muito expositivo para crianças e adolescentes, especialmente em temas como bullying e violência. Com isso, o app acabou perdendo 15 milhões de usuários.