Praia de Camaçari conquista certificação internacional Bandeira Azul

Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou as indicações dos países do Hemisfério Sul para a temporada Bandeira Azul 2019/2020 e a praia de Guarajuba, na Costa de Camaçari, foi aprovada. Essa conquista é fruto do trabalho da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com apoio do Conselho Municipal de Turismo.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, ao qual o município se reportou durante o processo de adequações, análise ambiental e workshops preparatórios.

O resultado foi comemorado pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza. “Da beleza e qualidades das nossas praias, não tínhamos dúvidas. Mas, essa certificação ambiental projeta Camaçari como destino de turismo ambiental e coloca o município no mapa mundial dessa modalidade”, destaca. O secretário afirma que essa é uma conquista com vários protagonistas: “foi um esforço conjunto, que vai desde o olhar sensível do prefeito Elinaldo, até os nossos técnicos e os moradores de Guarajuba que tanto se empenharam por esse reconhecimento”.

A certificação tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e gestores para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. Com o cumprimento das exigências do programa, a praia foi aprovada e será a primeira praia continental do Norte e Nordeste do Brasil com a bandeira.

Os benefícios para as praias que conquistam o selo Bandeira Azul são muitos, entre eles a valorização ambiental, social, econômica e imobiliária, o aumento do fluxo de visitas e na qualidade de vida dos moradores, além de tornar-se um destino turístico reconhecido internacionalmente e exemplo de destino sustentável. O marco principal desse título será a bandeira do programa e a sinalização da praia, que acontecerá durante a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, em novembro.

 

Fonte: Prefeitura de Camaçari – Assessoria de Comunicação – Foto: Ascom/PMC