Praia de Jacuípe recebe mutirão de limpeza para remoção de manchas de óleo

Agentes da Defesa Civil, de limpeza pública e voluntários se revezaram, nesta terça-feira (22), para limpeza do trecho da praia de Barra do Jacuípe, que recebeu manchas de óleo durante a madrugada. A equipe da Prefeitura de Camaçari foi acionada no início da manhã, após moradores relatarem uma grade presença de resíduos na faixa de areia que fica na região de encontro do rio com o mar.

A equipe da Defesa Civil, coordenada por Ivanaldo Soares, foi até o local para fazer a remoção e distribuição de luvas para os colaboradores. Além da limpeza, uma comissão formada pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza, e técnicos do Ibama realizaram a vistoria nas margens da entrada do rio e ao longo do manguezal para verificação da presença de resíduos ou alterações no ecossistema.

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Airton De Grande, foram encontrados pequenos fragmentos de óleo na entrada do rio, na margem esquerda.  No entanto, “não há indícios de que tenha afetado diretamente animais ou plantas”. A orientação do Ibama para a área é de que seja realizada a limpeza da praia e continue o monitoramento.

Segundo os registros da Defesa Civil, nessa terça-feira só foram identificados novos focos de mancha em Barra do Jacuípe e Itacimirim (Praia da Espera). As equipes da Defesa Civil e Secretaria de Turismo estão fazendo rondas diárias nas praias e, com a ajuda de moradores, pescadores e do trade turístico, estão localizando os pontos mais críticos e deslocando agentes para remoção.

Viu óleo na praia?

Se a ocorrência for em grande quantidade ou você não tenha os equipamentos necessários, acione nosso apoio técnico. Os agentes da Defesa Civil estão diariamente nas praias efetuando a limpeza e o monitoramento da região costeira.

O apoio dos voluntários tem sido fundamental para limpeza e proteção das nossas praias. Mas, para evitar o risco de incidentes ou algum tipo de contaminação por óleo, siga essas recomendações: use luvas, pás e outras ferramentas para remover o material; ao recolher, armazene em baldes ou sacos plásticos; não jogue junto com o lixo comum. Para coleta, entre em contato com a Defesa Civil (199).

 

Fonte: Prefeitura de Camaçari – Assessoria de Comunicação – Fotos: ASCOM/PMC