Santanna, o Cantador, se apresentará no São João de Alagoinhas

Santanna nasceu em Juazeiro do Norte (CE), famosa nacionalmente pela atuação de Padre Cícero Romão Batista, líder religioso e político com presença marcante entre o final do século XIX e a década de 1940, ainda hoje cultuado em romarias à sua cidade natal.

O cantador cearense tem ligações com um ícone da cultura nordestina: Luiz Gonzaga. O pai de Santanna nasceu em Exu, município pernambucano no qual veio ao mundo o Rei do Baião em 13 de dezembro de 1912. 

As vinculações com Luiz “Lua” Gonzaga não param por aí e as tramas do destino os uniram em outros momentos de suas histórias de vida. 

Com tantos ingredientes místicos e musicais, Santanna vem construindo ao longo das últimas décadas carreira sólida e reconhecida pela qualidade das letras que tocam fundo na alma nordestina, não se desviando dos ensinamentos de Gonzaga e de tantos outros artistas, não tão conhecidos, mas que deixaram marcas no cancioneiro popular do Nordeste, transformando as condições agrestes do clima em canções que emocionam e traduzem, sob certos aspectos, a vida árida, porém alegre, do povo que vive em busca da sobrevivência.

No Nordeste junino, a música nascida das entranhas da cultura aplaca as dores e consegue dar mais ânimo e colorido à vida das pessoas.

A missão de Santanna, o Cantador, é alegrar, emocionar e tocar a alma das pessoas. 

Carreira

Em 1984, conheceu Luiz Gonzaga. Cantou nos mesmos palcos, abrindo seus shows e fazendo vocais para o mestre do baião.

Ali nasceu uma grande amizade musical e, mais do que isso, uma ligação entre pessoas que amavam a música nordestina. De mestre, Gonzaga passou a amigo.

O primeiro LP foi gravado em 1992, após alguns anos de trajetória musical.

São João

Na noite de 23 de junho, Santanna será a principal atração do São João de Alagoinhas.

Em conversa com o editor do site Alagoinhas Hoje, na última sexta-feira (25), ele revelou que se apresentará pela primeira vez em Alagoinhas. 

Santanna disse que a expectativa é a melhor possível. O cantador gravou vídeo falando sobre sua participação nos festejos juninos alagoinhenses.

Ele se apresentará em Amargosa, Pojuca, Camaçari, Mata de São João e Cruz das Almas. 

Santanna é cidadão cruz-almense, título concedido em reconhecimento ao trabalho de divulgação da música nordestina. São mais de 30 anos de trabalho, canções e de estradas pelo Nordeste.