Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de palestra para servidores da Prefeitura de Camaçari

O Setembro Amarelo, uma campanha iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), visa dar mais visibilidade e orientar a maior quantidade possível de pessoas sobre a importância de falar sobre o suicídio. Pensando em fortalecer ainda mais essa rede, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu na tarde desta quinta-feira (19) uma palestra informativa para os colaboradores da gestão, na Diretoria Pedagógica (Dipe), com o intuito de informar sobre a prevenção do suicídio e mostrar uma proposta de ações a longo prazo.

Como o suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro.

Na ocasião, Ricardo Nascimento, terapeuta e brigadista no município, abordou sobre o tema Remédio não cura doenças da alma. “Atuando como terapeuta psicobioenergético, nossa abordagem é como as terapias, na busca do autoconhecimento, da autorreflexão. Isso pode ajudar as pessoas com fragilidades emocionais a fortalecer suas emoções, brindar suas emoções, tornando ela assim com mais saúde, haja vista que a saúde é a sensação de bem estar, e aumentando o seu desejo de viver”, pontou.

O encontro abordou ainda temas como “Sensibilização sobre prevenção ao suicídio” e “Cuida de ti mesmo” e contou com a participação de servidores das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Saúde (Sesau), Cultura (Secult), Educação (Seduc) e Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari – Foto:  Ascom/PMC