União e conscientização marcam Dia Mundial da Limpeza em Arembepe

A manhã de sábado (21) foi de conscientização em Arembepe. Moradores, comerciantes e turistas acordaram bem cedinho para limpar praias, dunas, rios e lagos da localidade. A ação faz parte do calendário de mobilização em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza, que acontece em mais de 76 países.

A concentração aconteceu às 6h, na casa de Dona Rita de Caraúna e seguiu até a Praça dos Coqueiros, em alvorada, com uma presença pra lá de especial: a baleia rosa de Itapuã. “Nós viemos convidado pela comunidade de Arembepe, para trabalhar na limpeza, nesse dia mundial. Trouxemos a baleia e fizemos o desfile da Caraúna até a Praça. Pra gente, é muito importante participar dessa mobilização”, comentou Cristiano Loureiro, coordenador da ONG Porto das Baleias de Itapuã.

Após a alvorada, foi oferecido um café da manhã para os participantes da limpeza e os grupos de trabalho foram divididos. “Nós temos que manter a nossa história, nossa terra viva. Com esta ação de limpeza, de conscientização ambiental, todo mundo ganha. Toda a população de Camaçari, através de Arembepe”, ressaltou Rivelino Martins, morador local.

Quem também participou do movimento foi o secretário de Turismo, Gilvan Souza. “Vim aqui para exercer meu papel de cidadão. Precisamos reforçar o compromisso das pessoas, para manter o meio ambiente seguro e limpo. Todos temos responsabilidade com a natureza”, sinalizou o secretário.

O mutirão resultou na retirada de vários resíduos de diversos locais, em sua maioria materiais plásticos. A ação é uma realização da comunidade de Arembepe, com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari – Foto: Ascom/PMC