Vendas de carros sobem 11% no semestre

As vendas de automóveis tiveram crescimento de 11,2% no primeiro semestre, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de  Veículos Automotores (Fenabrave). No período, foram emplacadas 1,06 milhão de unidades no país, e mais uma vez o compacto Ônix, da Chevrolet, liderou o ranking de mais vendidos. O HB20 aparece no segundo lugar, seguido do Ford Ka.

O modelo da General Motors figura na liderança de vendas do mercado brasileiro desde 2015. No acumulado de janeiro a junho deste ano, a montadora emplacou mais do que o dobro de unidades do Ônix em relação ao segundo colocado, cerca de 116 mil veículos. A Hyundai vendeu 52 mil unidades do HB20 no período.

A GM registra bom desempenho no varejo, mas também desponta com forte atuação no segmento corporativo, conhecido como de vendas diretas – quando a negociação é feita diretamente entre montadoras e empresas, incluindo frotistas. No acumulado do primeiro semestre, a GM liderou o mercado de vendas diretas de automóveis, com quase 20% de market share. A Volkswagen vem em seguida com 16% e depois a Renault, com 12%.

A aposta nas vendas diretas cresceu principalmente durante a forte crise econômica dos últimos anos no país. Para manter o ritmo das linhas de produção, diversas marcas se voltaram para o segmento corporativo para escoar volumes estocados.

Veja os modelos mais vendidos do primeiro semestre no país

1 – Ônix, da GM

2 – HB20, da Hyundai

3 – Ka, da Ford

4 – Prisma, da GM

5 – Kwid, da Renault

6 – Gol, da Volkswagen

7 – Argo, da Fiat

8 – Renegade, da Jeep

9 – Polo, da Volkwagen

10 – Compass, da Jeep

 

 

Fonte: Exame